Dinâmicas de Grupo OnLine
Uma dinâmica para cada finalidade
Dinâmicas de Grupo OnLine
Dinâmicas de Grupo Online

Formador

com.br

  1. Home
  2.  > Artigos
  3.  > Você quer sucesso e ser feliz? Cuidado!

Você quer sucesso e ser feliz? Cuidado!

Publicado em: 12/03/2013
Escrito por:
José Lourenço de Souza Neto
Desenvolvimento Humano
Mestre em Administração, bacharel em Filosofia; trabalha com desenvolvimento de pessoas, empregando processo de coaching
www.jlourenconeto.com.br/
lourenco@jlourenconeto.com.br

"Quando conheço pessoas que alcançaram um grande triunfo, digo-lhes que espero que esse triunfo não lhes seja demasiado doloroso."
- C. G. Jung

O sucesso tem sido o ópio dos tempos atuais. Por toda parte, encontramos pessoas diversas, ansiosas por alcançá-lo. Não há privilégios para cultura, posição socioeconômica ou idade.

Nas salas de aula, pululam alunos que não veem a hora de terminar a formação para terem sucesso na vida profissional. Em cursos e treinamentos, instrutores, que mais parecem animadores de torcida, perguntam provocativamente: "Quem, aqui, quer ter muito sucesso na vida?". E a galera responde ensandecida: "Eu!".

"Sucesso" está na mesma categoria de "felicidade" ? todos querem, mas poucos sabem dizer o que é. Muitos dos que alcançam o marco (um êxito profissional, a aquisição de um bem de alto valor, um diploma) param, decepcionados, e exclamam: "Mas, é isso?! Lutei tanto para isso?! E agora?".

O que deveria ser uma comemoração torna-se a frustrante constatação de que o falso brilhante não vale o sacrifício feito: a saúde comprometida, amigos deixados pelo caminho, família desfeita e a juventude escoada pelo ralo. A tristeza invade a festa e pode trazer consigo a depressão.

No terreno profissional, o "desencanto com a carreira" é frequente. Mesmo com remuneração considerável, o cargo não preenche um vazio existencial. A opção pode ter sido seguir a manada ou curvar-se à saga familiar, sem se importar com as reais aspirações. Seja lá o que for, é sempre uma questão de escolha. Como disse Sartre: "Estamos condenados à liberdade!".

A Armadilha das Organizações

Pari passu com essas vidas sem sentido, há a armadilha que as grandes corporações põem ao redor dos funcionários. Facilidades diversas tecem um ninho do qual é dificílimo escapar. Gareth Morgan, em sua obra Imagens da Organização, traz tristes constatações:

"Os seres humanos possuem uma inclinação toda especial para caírem nas armadilhas criadas por eles mesmos. (...) As organizações são fenômenos psíquicos onde as pessoas podem tornar-se prisioneiras de imagens, ideias e ações que esses processos geram. Enquanto criam um modo de enxergar, tendem também a gerar maneiras de não ver e de eliminar a possibilidade de visões alternativas da realidade."

Quem viu o filme "Um Sonho de Liberdade" vai entender o episódio do prisioneiro que, após 30 anos, recusava-se a sair porque temia o mundo lá fora. Estava institucionalizado. Mire-se no espelho e veja se não está na mesma situação: emparedado num casamento infeliz, numa empresa que odeia ou jungido a uma aparência de sucesso da qual é possuído.

A vida é nossa principal empreitada. Já se questionou sobre o que é sucesso e felicidade para você? Ou se deixa levar pelo que os outros ditam? Você realmente sabe o que quer da vida, ou só quer... sem saber o quê?


Notas de Referência:

  1. John R. O?Neil ? O Paradoxo do Sucesso; ed. Cultrix/Amana.
  2. Gareth Morgan ? Imagens da Organização; ed. Atlas.

Última atualização: