Dinâmicas de Grupo OnLine

Uma dinâmica para cada finalidade

Dinâmicas de Grupo OnLine
Dinâmicas de Grupo Online

Formador

com.br

CONSULTOR EM DESTAQUE

Emiliane Veras

Psicóloga, MBA em Gestão executiva de empresa, 8 anos de experiência em processo seletivo, avaliação psicotécnica, elaboração de pareceres, head hunter, treinamentos comportamentais. CRP 06/96394

Mais informações...

Dinâmicas de Grupo para Empresas

Vale a pena utilizá-las?
Publicado em: 02/06/2013
Escrito por:
Eduardo Fornaro
Dinâmicas de Grupo OnLine
www.formador.com.br

Em uma empresa podemos encontrar a utilização de dinâmicas de grupo para diversos fins porém, majoritariamente, em dois principais focos:

? Seleção de Pessoas e
? Treinamento e Desenvolvimento,

Independentemente de qual finalidade temos em mente, não podemos jamais prescindir da idéia de que a dinâmica de grupo é uma poderosa ferramenta educativa e de auto-desenvolvimento pois que, através de situações que imitam o dia-a-dia, permitem que, tanto o participante, quanto o observador (facilitador) possam extrair lições a respeito das experiências vivenciadas durante sua aplicação.

Dinâmicas de Grupo em Seleção de Pessoas

Um processo seletivo envolve em geral um grande esforço por parte da empresa a fim de detectar o profissional mais adequado às suas necessidades porém, esta possui tempo e valor de investimento finitos para encontrar este profissional e, assim sendo, vale-se de todas as técnicas possíveis para avaliar o candidato, de forma a maximizar seus acertos, em termos de escolha.

Hoje em dia, mais do que nunca, é sabido que apenas o Q.I. (Quociente de Inteligência) não é mais determinante para o sucesso de um indivíduo pois outro fator entrou em cena e com um peso muito forte: o Q.R. (Quociente de Relacionamento). Isto significa que, não apenas um teste de aptidão ou de conhecimento são o suficiente para se determinar o preenchimento de uma vaga por este ou por aquele candidato. É necessário avaliar também como o pretenso colaborador irá atuar em grupo: ele será colaborativo, comunicativo, assertivo, terá criatividade ou poder de influência? Estes aspectos comportamentais podem ser tão ou, em alguns casos, mais importantes quanto o conhecimento técnico, visto que muitas empresas estão dispostas a formar seus profissionais a partir do zero, como no caso dos que estão de início de carreira (trainee).

O aprendizado é algo que vem com o decorrer do tempo porém, o comportamento é algo nato e que só muda após longo um longo período ou após o indivíduo passar por uma intensa experiência (boa ou ruim). É aqui que as dinâmicas de grupo têm sua serventia na seleção de pessoas, de forma a identificar comportamentos, atitudes habilidades desejadas, ou indesejadas, a fim de que se possa minimizar qualquer impacto negativo decorrente do relacionamento humano durante o exercício da função. Escolher bem a dinâmica a ser aplicada e saber avaliar os resultados é, e sempre será, essencial para o sucesso do selecionador.

Dinâmicas de Grupo em Treinamento e Desenvolvimento

Todo treinamento é antecedido por um levantamento de necessidades, quer sejam estas no âmbito do conhecimento técnico ou do relacionamento. Partindo deste levantamento o facilitador irá selecionar o conteúdo e distribuí-lo em um programa, de forma lógica e organizada. Entretanto, por mais interessante que seja o assunto, assim como as crianças, nós adultos também temos um problema quanto à aceitação de informações e de novos conhecimentos: nós nos entediamos. Durante um processo de ensino é condição sine qua non manter a atenção dos alunos o maior tempo possível e, obviamente, com qualidade. Eis que aqui temos a nossa aliada fiel: a dinâmica de grupo. Através desta podemos deixar um treinamento mais dinâmico e atraente, enriquecendo-o de atividades de desafio do conhecimento, do relacionamento, da memória, da criatividade, entre outras. Além do fortalecimento e fixação de idéias, conceitos e valores o facilitador pode, durante uma dinâmica de grupo, validar quais grupos ou indivíduos estão mais aptos a assumirem uma posição de liderança ou àqueles que carecem de outras iniciativas de desenvolvimento técnico ou humano a fim de tornarem-se mais produtivos e/ou participativos em suas equipes. Sempre que possível inclua dinâmicas de grupo em seus treinamento. Certamente os resultados virão e você irá se surpreender.

Boas dinâmicas!

Eduardo Fornaro
www.formador.com.br
 

Cadastre-se   |    Indicar o site   |    Fale Conosco